A visão é um dos sentidos mais incríveis do nosso corpo, afinal ela é responsável por captar milhares de imagens por dia e mandar para nosso cérebro decodificar. Mas, você acha que já sabe tudo sobre sua visão? Então prepare-se para surpreender-se com essas 10 incríveis curiosidades sobre ela.

  1. É impossível espirrar de olhos abertos - E é melhor não tentar, porque quando espirramos a pressão é tão grande que é possível que nossos olhos saltem para fora.

  2. As pupilas se dilatam quando estamos apaixonados - Sim, as pupilas de nossos olhos se dilatam até 45% mais quando olhamos para a pessoa amada, tanto que na Idade Média mulheres com as pupilas dilatas eram consideradas mais atraentes por conta disso.

  3. Ler dentro de veículos em movimento não faz mal – Ler dentro de veículos em movimento não faz mal, é apenas um mito criado por algumas pessoas por sentirem enjoo, mas é uma ração individual de cada um.

  4. O tapa-olho dos piratas tem alguma utilidade sim – Um dos traços mais característicos dos piratas, o tapa-olho não servia apenas para dar uma cara de mal aos aventureiros dos mares. Alguns piratas utilizavam o tapa-olho para se adaptar mais rápidos a constante mudança de luminosidade entre o lado de dentro e de fora do navio.

  5. Conseguimos distinguir mais de 10 mil cores – Isso mesmo, em condições normais os olhos humanos conseguem distinguir mais de 10 mil cores diferentes.

  6. Piscamos muito – Para lubrificar nossos olhos piscamos, e este ato acontece em média 15 mil vezes por dia.

  7. A íris é única para cada pessoa – A íris do olho é algo praticamente único para cada pessoa. Ela possui 256 características únicas, o que levou a tecnologia de segurança a investir em scanners de retina, que em comparação são bem mais seguros que a impressão digital, que possui apenas 40 características únicas.

  8. Bebês nascem daltônicos – Como a percepção de cores acontece de forma gradual, os bebês nascem daltônicos e só irão conseguir distinguir totalmente as cores a partir dos 5 meses de idade.

  9. Os olhos são a “lente” mais rápida já inventada – A lente da câmera fotográfica mais moderna já criada ainda não chega aos pés dos olhos humanos, que conseguem focar em várias coisas em pequenas frações de segundos.

  10. Córneas de tubarões são semelhantes as humanas – Por mais estranho que pareça, é verdade. A similaridade é tão grande que as córneas de tubarão chegam a ser usadas em cirurgias de transplante da mesma em humanos.

 

Eaí, matou a curiosidade sobre nossos olhos? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.

Leia também: Cinco alimentos que melhoram a visão


PUBLICIDADE