Que horas são? Para saber a resposta basta olhar o relógio em seu pulso, não é verdade? Mas qual a história e como funciona este mecanismo tão comum para nós hoje em dia.

 

História

 

Criação

O primeiro modelo que se conhece do relógio de pulso foi criado em cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. Mais tardiamente, em 1868, a invenção é atribuída a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa produtora de relógios e artigos de luxo Patek-Phillipe.

 

Popularização

No início, os relógios de pulso se popularizaram como um adereço tipicamente feminino. Mas, no começo do século XX, o aeronauta brasileiro Santos Dumont necessitava de um meio prático de medir o tempo de seus voos, pois tinha as mãos sempre ocupadas. Então ele pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro em um dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua coleção e ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o principal responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens. A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas.

 

 

Tipos de Relógio e Funcionamento

 

Agora que sabemos um pouco mais sobre a história dos relógios de pulso, podemos aprender para seus diferentes tipos e como eles funcionam.

 

Relógios de Pulso Manuais

Os relógios manuais são aqueles em que você precisa dar corda para girar suas engrenagens. Este tipo de relógio fez muito sucesso até 1920, mas caiu em desuso por sua falta de praticidade. Basicamente seu funcionamento é feito por uma roda, que oscila de um lado para o outro, dando corda no relógio e fazendo assim, os ponteiros se moverem.

 

Relógios de Pulso Automáticos

Os relógios automáticos são aqueles que precisam apenas do movimento natural do seu pulso para se manter ativo. Este tipo de relógio é usado até hoje, porém perdeu muito espaço no mercado para relógios a quartzo e digitais. Seu funcionamento é parecido com o dos relógios manuais, a mudança está em um peça chamada de rotor, que gira quando o usuário move o braço, dando corda no relógio, fazendo-o funcionar.

 

Relógios de Pulso a Quartzo

Os relógios a quartzo são aqueles que funcionam a base de vibrações de cristais de quartzo. Este tipo de relógio começou a ser produzido em massa, no final da década de 1960, e era muito mais preciso que os relógios mecânicos. Ele é utilizado até hoje, porém perdeu espaço no mercado por sua dificuldade de conserto. Seu funcionamento consiste em uma bateria eletromagnética que manda pulsos elétricos para cristais de quartzo, possibilitando a marcação do tempo.

 

Relógios de Pulso Digitais

Os relógios digitais são aqueles onde as horas são mostradas por a partir de um tela de cristal líquido. Este tipo de relógio tornou-se muito popular nas últimas décadas, dominando o mercado. Seu funcionamento consiste de um chip eletrônico que comanda o relógio, mostrando o tempo em uma tela de cristal líquido. Os chips eletrônicos também possibilitaram a adição de inúmeras funções aos relógios, como: alarmes, agenda, cronômetro, etc.

 

 

Sendo mecânico ou eletrônico, certo é que, hoje em dia, os relógios deixaram de ser um simples marcador de tempo e viraram acessórios de moda importantes e ficarão assim por muito tempo ainda.  

 

Eaí, aprendeu tudo que você precisa saber sobre relógios de pulso? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo. 


PUBLICIDADE