Luz Azul-Violeta

A luz desempenha um papel essencial na nossa vida:

  1. Para a visão - na percepção do mundo ao redor: as formas, detalhes e cores.
  2. Para o bem-estar geral - Controle do nosso relógio biológico (ciclo de adormecer/despertar, memória, humor, desempenho cognitivo etc.).

Mas ela também pode provocar o envelhecimento prematuro dos olhos

Os raios UV são perigosos para os olhos como são para a pele, com efeitos cumulativos que com o tempo aceleram o envelhecimento dos olhos e podem fazer surgir doenças como a Catarata.

 

O que é Catarata?

É a perda de contraste e visão embaçada. 
A Luz azul-violeta foi recentemente identificada como sendo prejudicial para as células da retina.Em longo prazo, ela causa danos aos olhos e também pode causar doenças oculares, como a aceleração da ocorrência da DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade).

 

O que é DMRI?

Perda da visão nos pontos centrais que leva a cegueira.

 

A luz UV e a Luz azul-violeta estão em toda parte

  1. Em ambientes externos: nos dias ensolarados, nublados, chuvosos, etc.
  2. Em ambientes internos: em todos os lugares.

Os danos à visão provocados pela exposição às fontes de luz artificial

TVs, computadores, tablets e smartphones se tornaram parte da sua rotina diária: em casa, no trabalho ou durante o lazer. Isso aumenta a exposição dos olhos a luz azul-violeta, presente em fontes de luz com LED e lâmpadas fluorescentes.

 

Uma descoberta revolucionária: localização dos comprimentos de onda da luz nociva.

Em 2008, a Essilor parceira da Ótica Líder, se associou ao Institut de La Vision de Paris a fim de investir em um programa de pesquisa avançada para a "defesa da saúde ocular". Com isto, a Essilor deseja oferecer a proteção ocular mais completa contra os efeitos danosos da luz, inclusive da luz HEV (relógio biológico).

Luz Visível e Não-Visível

Em 2011, a Essilor e o Institute de La Vision, em Paris, descobriram a faixa exata da luz de 40 nm (415-455nm) que é a luz mais prejudicial para as células retinianas: a Luz Azul-Violeta.

Comprimento de Onda da Luz Azul

O resultado de 20 anos em Pesquisa e Desenvolvimento foram as lentes Crizal Prevencia, com uma tecnologia antirreflexo que permite filtrar apenas a luz UV e azul-violeta, e deixa passar a luz visível essencial para o bem-estar geral, preservando as funções visuais (percepção das cores) e não visuais (relógio biológico).

Fonte: Essilor

Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.


PUBLICIDADE