Já ouviu aquela velha história de vendedor esperto de camelô sobre os modelos de óculos réplica ou de segunda linha? Nós também, e rufem os tambores…. A história é mentira.

Uma das dúvidas que mais pairam nos clientes quando compram online em uma ótica é “Os Óculos são originais?” No nosso caso, é um SIM enorme. Mas como você pode diferenciar os óculos originais dos falsificados? Para esclarecermos essas dúvidas nós fizemos esse infográfico sobre o Óculos Ray-Ban Original e o Óculos Ray-Ban falsificado.

 

Dicas de Como Identificar as Diferenças de um Óculos Original x Falsificado

Geralmente as falsificações são grosseiras. Possuem logotipos borrados, que facilmente se soltam das armações. As armações costumam possuir defeitos, como rebarbas, mal acabamento e irregularidades. Observe a caixa na qual vêm os seus óculos Ray-Ban. Nela você encontrará um adesivo contendo o código de barras que é único para cada tipo, além das informações de modelo, código da cor e tamanho, as mesmas que são gravadas na parte interna das hastes.

Lentes

Observe os óculos e analise se o material é de boa qualidade. A fabricação de lentes de alta qualidade ainda é restrita a poucos fabricantes, uma lente de má qualidade provoca distorções na visão, mesmo que imperceptíveis no primeiro momento, o uso prolongado pode causar desconforto, causando dor de cabeça, tontura e mal estar.

Armação

As armações de óculos falsificados costumam ser mais grosseiras, de cor diferente da original e com detalhes diferentes dos modelos originais.

Fique Atento aos Detalhes

Os óculos originais costumam ter detalhes que não são reproduzidos nos óculos falsos. Por exemplo, os óculos Ray-Ban tem o logotipo nas plaquetas e nas lentes, e seu número de fabricação nas hastes em branco, embora pequena, essa reprodução nunca é borrada, como acontece nas imitações.

Marcações

Os óculos falsos costumam exagerar nas marcações e logos, como um protetor pra lente e um saco plástico onde o óculos viria, que não são utilizados no original, entre outras marcações feitas para enganar.

Embalagem

As embalagens originais da Ray-Ban possuem a cor cinza fosco, não brilhante. O estojo é de boa qualidade e no botão que fecha o estojo está o logo da Ray-Ban. Nesse conjunto vêm uma flanela separada e uma nota informativa do fabricante, sempre em materiais de boa qualidade, sem manchas ou borrões.

Fique de Olho na Nota Fiscal

A nota fiscal é a sua maior prova de autenticidade e segurança. Além de comprovar a garantia, informa o tipo, modelo, marca e assegura o seu direito na hora de registrar a reclamação nos Órgãos de Defesa do Consumidor. Óculos originais sempre vem com Nota Fiscal.

Desvantagens de usar um Óculos Falsificado

Usar imitações é pior do que não usar nenhum óculos de sol. Isso porque as falsificações podem não oferecer proteção total contra os raios UV, ou as lentes escuras podem fazer suas pupilas dilatarem e absorverem ainda mais os raios nocivos. Causando futuros problemas nos seus olhos. Ao comprar falsificações, você pode estar incentivando o trabalho escravo. As imitações vêm sem garantia. Para piorar, quebram facilmente, ou seja, o barato sai caro.

Não existe a história de: Primeira, segunda linha ou réplica. Qualquer produto idêntico, mas não confeccionado sobre licença ou pelo fabricante oficial é uma falsificação.

 

Eaí, aprendeu a reconehcer um óculos Ray-Ban falsificado? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.