Usar lentes de contato é uma coisa que exige muita responsabilidade. Para que possamos usá-las e manter a nossa saúde visual devemos seguir alguns cuidados a risca, pois se não feitos, podem acabar causando uma série de complicações indesejáveis e até mesmo perigosas aos seus olhos. Confira algumas dicas para utilizar e manter melhor suas lentes de contato.

Sempre que você for manusear as lentes de contato, certifique-se de que suas mãos estão rigorosamente limpas e que não tenha nenhum resíduo de sabonete. Ao lavar as mãos nunca use hidratantes ou álcool tanto líquido como gel, pois podem acabar danificando as lentes.

Para a limpeza das lentes de contato gelatinosas, deve-se colocá-las na mão em concha, com a solução, esfregando-as levemente com a ponta do dedo mingo em movimentos circulares, para após colocá-las na solução de limpeza. Deixe-as a noite toda, esta é a melhor maneira de matar possíveis micróbios e evitar infecções.

Jamais lave as lentes de contato com saliva, água ou soro fisiológico! Use somente as soluções especificas para limpeza indicados pelo seu especialista.

Mantenha o estojo das suas lentes sempre limpo, o mais indicado é limpar no mínimo uma vez por semana. E de três em três meses troque-o por um novo.

Projeta sempre suas lentes de substâncias químicas, abrasivas, gordurosas, etc., tais como cremes, poeira, produtos aerossol, entre outros.

Sempre que for manusear a lente sobre a pia cuide para que o ralo esteja tampado. É muito comum pessoas perderem suas lentes derrubando-as em ralos, por isso sempre tenha atenção.

Antes de colocar as lentes cuide para que ela esteja virada para o lado certo. Se você colocá-la virada sentirá um grande desconforto.

Nunca manuseie suas lentes com objetos pontiagudos ou cortantes, tais como pontas de lápis, tesouras, ou mesmo com as unhas, pois você pode rasgar a lente. O ideal é usar uma pinça com pontas de silicone.

Quando estiver próximo a locais com fogo (churrasqueiras, lareiras ou fornos) não utilize suas lentes.

Ao tomar banho ou lavar o rosto, feche bem os olhos para que não as lentes não tenham contato com sabonetes e shampoos.

Se você usa maquiagem lembre-se: colocar as lentes antes de se maquiar e tirar elas antes de retirar a maquiagem!

Nunca empreste suas lentes para outras pessoas. Cuide para manter sempre a lente direita no olho direito, e a lente esquerda no olho esquerdo.

E o mais importante, siga SEMPRE as instruções que o seu especialista lhe passou. Dê todos os cuidados com as lentes esse é mais importante.

Caso sinta desconforto visual, lacrimejamento excessivo, visão alterada, ardência, vermelhidão nos olhos ou outros problemas, você deve retirar imediatamente suas lentes de contato e procurar seu contatólogo ou oftalmologista!

Aproveite e venha conferir as Lentes de Contato da Ótica Líder

 

Eaí, aprendeu os cuidados que deve-se ter com as lentes de contato? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.


PUBLICIDADE