O inverno chegou e com ele veio o frio e doenças típicas da estação. A maioria das pessoas se preocupa somente com essas doenças típicas do inverno, porém não sabem que existem muitas doenças oculares que vem a tona no inverno. Confira abaixo informações sobre essas doenças e dicas de prevenção para elas.

Em estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), especialistas em oftalmologia constataram que algumas doenças oculares chegam a triplicar no inverno. Estas doenças visuais normalmente estão relacionadas ao frio intenso e a alguns hábitos que intensificamos no inverno, como coçar os olhos constantemente.

As doenças oculares relacionadas ao frio mais comum são a conjuntivite viral, síndrome do olho seco, alergia, piora do ceratocone (doença na córnea) e até o desenvolvimento de doenças mais graves como o glaucoma e a catarata.

Os maiores problemas para a saúde visual no frio são a maior proliferação de vírus no ar em ambiente fechados e a imunidade baixa das pessoas. Estes dois fatores trazem um grande risco para os olhos, já que muita doenças oculares, como a conjuntivite, são contagiosas. Outro problema grave que ocorre com mais incidência no frio é a automedicação, pricipalmente por os olhos ficarem mais secos, fazendo com que as pessoas utilizem colírios e outros medicamentos sem acompanhamento médico. Esta automedicação pode acarretar em graves problemas visuais futuramente, como o glaucoma e a catarata.

Dicas para proteger os olhos no frio

 - Evite ambientes muito fechado;

 Evite aglomerações de pessoas;

 Não se automedique, procure sempre um médico especialista;

 Proteja os olhos do vento, poeira e fumaça;

 Inclua nas suas refeições alimentos ricos em vitamina A, como cenoura e mamão, e frutas cítricas, que fontes de vitamina C, além de produtos que contenham ômega-3, como a sardinha, bacalhau e semente de linhaça;

 - Tome cuidado também com ambientes climatizados, eles ressacam muito os olhos.

Eaí, aprendeu como proteger seus olhos do frio? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo. 


PUBLICIDADE