O inverno chegou e com ele veio o frio e doenças típicas da estação. A maioria das pessoas se preocupa somente com essas doenças típicas do inverno, porém não sabem que existem muitas doenças oculares que vem a tona no inverno. Confira abaixo informações sobre essas doenças e dicas de prevenção para elas.
Em estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), especialistas em oftalmologia constataram que algumas doenças oculares chegam a triplicar no inverno. Estas doenças visuais normalmente estão relacionadas ao frio intenso e a alguns hábitos que intensificamos no inverno, como coçar os olhos constantemente.
As doenças oculares relacionadas ao frio mais comum são a conjuntivite viral, síndrome do olho seco, alergia, piora do ceratocone (doença na córnea) e até o desenvolvimento de doenças mais graves como o glaucoma e a catarata.
Os maiores problemas para a saúde visual no frio são a maior proliferação de vírus no ar em ambiente fechados e a imunidade baixa das pessoas. Estes dois fatores trazem um grande risco para os olhos, já que muita doenças oculares, como a conjuntivite, são contagiosas. Outro problema grave que ocorre com mais incidência no frio é a automedicação, pricipalmente por os olhos ficarem mais secos, fazendo com que as pessoas utilizem colírios e outros medicamentos sem acompanhamento médico. Esta automedicação pode acarretar em graves problemas visuais futuramente, como o glaucoma e a catarata.
Dicas para proteger os olhos no frio
- Evite ambientes muito fechado;
- Evite aglomerações de pessoas;
- Não se automedique, procure sempre um médico especialista;
- Proteja os olhos do vento, poeira e fumaça;
- Inclua nas suas refeições alimentos ricos em vitamina A, como cenoura e mamão, e frutas cítricas, que fontes de vitamina C, além de produtos que contenham ômega-3, como a sardinha, bacalhau e semente de linhaça;
- Tome cuidado também com ambientes climatizados, eles ressacam muito os olhos.
Eaí, aprendeu como proteger seus olhos do frio? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.
PUBLICIDADE