Em nossa rotina apressada do dia a dia muita vezes não percebemos, mas temos hábitos que podem prejudicar nossa saúde ocular. Alguns dos principais problemas de visão são causados por não termos o cuidado necessário com nossos olhos, por este motivo iremos apresentar alguns cuidados que você deve ter com seus hábitos diários para não prejudicar sua visão.

 

 

Ficar muito tempo na frente telas digitais

Um hábito comum no mundo digitalizado em que vivemos é o de passar horas a frente de um computador, celular ou televisor e não descansar os olhos. Este hábito pode ser muito prejudicial a visão, ocasionando vários problemas no futuro. Mas calma, há algumas dicas para não prejudicar tanto a visão ao usar esses aparelhos. Primeiramente você deve sempre manter uma distância de no mínimo 50 cm do dispositivo em uso para conforto visual. É importante também utilizar o aparelho ao nível dos olhos ou 15 a 20 graus abaixo. Outra dica importantíssima é fazer pausas de no mínimo 20 segundos a cada 20 minutos de uso do dispositivo. 

 

Não piscar os olhos

Um erro que cometemos frequentemente quando estamos muito concentrados em alguma coisa é não piscar os olhos. Em média piscamos de 15 a 20 vezes por minuto, porém este este valor reduz muito quando estamos concentrados em algo, como um aparelho eletrônico ou um livro. Piscar os olhos é essencial para que nossos olhos possam continuar lubrificados e funcionando bem, portanto não se esqueça de piscá-los mesmo estando concentrado em algo.  

 

Ler em ambientes adversos

Um hábito errado que muitas pessoas cometem é o de ler em ambientes adversos, ou seja, onde há pouca luz (principalmente antes de dormir) e em movimento. Este hábito é prejudicial a nossa visão porque exige mais esforço do sistema de foco dos seus olhos, gerando maior cansaço. Por este motivo, leia em ambiente claro e parado de preferência.

 

Esfregar os olhos

Algo comum e que muitas pessoas fazem é esfregar muito os olhos. Isto pode ocasionar danos a sua visão, já que existem veias em torno dos olhos que podem romper com o esfregar deles. Também há risco de pegar doenças infecciosos mais facilmente, como a conjuntivite, que são passadas por bactérias e outros agentes infecciosos. Portanto tome cuidado ao esfregar seus olhos.

 

Não usar óculos solar

 Outro hábito corriqueiro entre as pessoas é não utilizar óculos solar, muitas vezes por não terem conhecimento que os raios ultravioletas podem causar doenças como a degeneração macular, catarata, pinguécula, entre outras. Por estes motivos procures sempre usar óculos escuros com proteção UV ao sair em ambientes ensolarados.

 

Não consultar um oftalmologista

Por último, mas não menos importante, crie o hábito de consultar regularmente um oftalmologista, afinal a melhor forma de evitar problemas é prevenindo-os.

 

Eaí, aprendeu como a corrigir alguns hábitos que você fazia errado? Compartilhe no espaço dedicado aos comentários o que você achou do artigo.


PUBLICIDADE